Loto dos brinquedos
A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, entre os diferentes recursos criados para a infância e juventude, desenvolveu o “Loto dos Brinquedos”, um jogo lúdico-pedagógico que estimula a atenção e concentração, bem como a socialização. Este jogo foi desenvolvido de uma forma inovadora, partindo da investigação dos tempos das crianças e jovens da zona do Vale de S. Torcato - Guimarães e do levantamento dos brinquedos usados pelas crianças da região, levado a cabo pela Dr.ª Alexandra Bandeira a qual orientou e levou a cabo a criação e do Loto dos Brinquedos.
Destinado a ser jogado por crianças e adultos, este jogo compreende não só o loto dos brinquedos – com fotografia de brinquedos, mas as palavras com o nome do brinquedo, bem como negativos e sombras dos mesmos. Daqui decorre um cem número de possibilidades de exploração e aprendizagem.
Universo das Crianças
“Criança. Jogo. Direitos.
Três palavras que se conjugam na mesma frase: este é um jogo feito por e para as crianças em torno dos Direitos.
Mas três palavras que se conjugam também na vida e na sociedade.
As crianças jogam e ao jogar definem-se como seres criativos, capazes de projectar as suas maiores proezas, fortes nas relações que estabelecem com os seus parceiros, insuperáveis em criar mundos de fantasia, competentes em criar, aplicar e descobrir regras da vida em comum.
As Crianças jogam e ao jogar definem-se como seres criativos, capazes de projectar as maiores proezas, fortes nas relações que estabelecem com os seus parceiros, insuperáveis em criar mundos de fantasia, competentes em criar, aplicar e descobrir regras da vida em comum.”
Professor Doutor Manuel Sarmento
Clique aqui para fazer o download do Livro "Universo das Crianças"
Manual de Acolhimento Lar de Infância e Juventude
O Manual de Acolhimento do Lar de Infância e Juventude, criado com as crianças e jovens acolhidos, surgiu com o objetivo de apresentar, de forma simples, a organização e funcionamento da Casa.
Com perguntas e respostas e em banda desenhada encontramos uma Casa, especial, simplesmente porque é uma Casa como todas as Casas.
Clique aqui para consultar o nosso manual.
Livro "O que é ser alguém?"
O livro «O que é ser alguém?» surgiu do convite dirigido ao Centro de Educação/Formação da ADCL pela Área de Comunidade da Guimarães 2012- Capital Europeia da Cultura, no âmbito do «Projeto KRISIS».
Nesta iniciativa foram envolvidos formandos de dois Cursos de Educação e Formação de Adultos e de um Curso de Educação e Formação de Jovens, que participaram em sessões de reflexão e conversas abertas em torno de temas que livremente escolheram.
Do diálogo geracional surgiu o tema final “O que é ser alguém?” e que serviu de mote para a elaboração do livro com o mesmo nome. Nele aparecem assuntos como a crise e a fatalidade, o que é ser um senhor, ação, revolta e revolução, diferenças entre liberdade e licença, eu e o outro - olhares e estudo, pensamento e sentido crítico.
Este trabalho deu voz aos autores, jovens e adultos, que em conjunto puderam dialogar e partilhar experiências de vida e proporcionará aos seus leitores olhares e mundivisões.
Coleção de postais “Relações interpessoais”
O projeto PIEF – Plano Integrado de Educação e Formação, desenvolvido em parceria pela ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e o Agrupamento de Escolas Professor João de Meira, no ano letivo 2007/2008, realizou uma coleção de postais subordinada ao tema “Relações Interpessoais”.
Esta edição foi desenvolvida em colaboração com o Projeto Trilhos no âmbito do combate ao consumo de substâncias psicoativas e contou com colaboração de diferentes disciplinas.
As fotografias utilizadas foram captadas numa câmara de cartão reciclado e reveladas manualmente pelos alunos.
Para ver toda a coleção clique aqui.
Promoção do Artesanato Local (PAL)
Coleção de postais
No âmbito do programa “Constelações – Tempos Cruzados”, a ADCL desenvolveu em 2013 o projeto “Feira da Terra – Inovar a Tradição” de onde saíram um conjunto de materiais resultantes de uma residência artística dedicada à Promoção do Artesanato Local – denominada PAL, do Vale de S. Torcato-Guimarães.
A ADCL e a convidada/artista Marta Padilha foram responsáveis pela coordenação geral da residência e a articulação dos artistas com os artesãos e a sua implementação no terreno. A equipa envolveu ainda três designers/artistas portugueses, com experiencias diversificadas, nomeadamente em contextos culturais, os quais trabalharam com artesãos de diferentes técnicas artesanais: Latoaria, bordados em linho, cestaria, linho e palhinhas.
Esta residência tinha como finalidade contribuir para a promoção e divulgação das técnicas, materiais e produtos desenvolvidos pelos artesãos do Vale de S. Torcato e a sua distinção como coletivo, com uma identidade local diferenciadora dentro do território nacional e internacional.
Esta residência apresentou os seguintes eixos de intervenção:
Para ver toda a coleção clique aqui.