Registo de Newsletter


facebook
Edições

Loto dos brinquedos

A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, entre os diferentes recursos criados para a infância e juventude, desenvolveu o “Loto dos Brinquedos”, um jogo lúdico-pedagógico que estimula a atenção e concentração, bem como a socialização. Este jogo foi desenvolvido de uma forma inovadora, partindo da investigação dos tempos das crianças e jovens da zona do Vale de S. Torcato - Guimarães e do levantamento dos brinquedos usados pelas crianças da região, levado a cabo pela Dr.ª Alexandra Bandeira a qual orientou e levou a cabo a criação e do Loto dos Brinquedos.

Destinado a ser jogado por crianças e adultos, este jogo compreende não só o loto dos brinquedos – com fotografia de brinquedos, mas as palavras com o nome do brinquedo, bem como negativos e sombras dos mesmos. Daqui decorre um cem número de possibilidades de exploração e aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 


Universo das Crianças

“Criança. Jogo. Direitos.

Três palavras que se conjugam na mesma frase: este é um jogo feito por e para as crianças em torno dos Direitos.

Mas três palavras que se conjugam também na vida e na sociedade.

As crianças jogam e ao jogar definem-se como seres criativos, capazes de projectar as suas maiores proezas, fortes nas relações que estabelecem com os seus parceiros, insuperáveis em criar mundos de fantasia, competentes em criar, aplicar e descobrir regras da vida em comum.

As Crianças jogam e ao jogar definem-se como seres criativos, capazes de projectar as maiores proezas, fortes nas relações que estabelecem com os seus parceiros, insuperáveis em criar mundos de fantasia, competentes em criar, aplicar e descobrir regras da vida em comum.”

Professor Doutor Manuel Sarmento

Clique aqui para fazer o download do Livro "Universo das Crianças"

 

 

 

 


Manual de Acolhimento Lar de Infância e Juventude

O Manual de Acolhimento do Lar de Infância e Juventude, criado com as crianças e jovens acolhidos, surgiu com o objetivo de apresentar, de forma simples, a organização e funcionamento da Casa.

Com perguntas e respostas e em banda desenhada encontramos uma Casa, especial, simplesmente porque é uma Casa como todas as Casas.

Clique aqui para consultar o nosso manual. 

 

 

 

 

 

 


Livro "O que é ser alguém?"

O livro «O que é ser alguém?» surgiu do convite dirigido ao Centro de Educação/Formação da ADCL pela Área de Comunidade da Guimarães 2012- Capital Europeia da Cultura, no âmbito do «Projeto KRISIS».

Nesta iniciativa foram envolvidos formandos de dois Cursos de Educação e Formação de Adultos e de um Curso de Educação e Formação de Jovens, que participaram em sessões de reflexão e conversas abertas em torno de temas que livremente escolheram.

Do diálogo geracional surgiu o tema final “O que é ser alguém?” e que serviu de mote para a elaboração do livro com o mesmo nome. Nele aparecem assuntos como a crise e a fatalidade, o que é ser um senhor, ação, revolta e revolução, diferenças entre liberdade e licença, eu e o outro - olhares e estudo, pensamento e sentido crítico.

Este trabalho deu voz aos autores, jovens e adultos, que em conjunto puderam dialogar e partilhar experiências de vida e proporcionará aos seus leitores olhares e mundivisões.

 

 

 

 

 

 

 

 


Coleção de postais “Relações interpessoais”

O projeto PIEF – Plano Integrado de Educação e Formação, desenvolvido em parceria pela ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e o Agrupamento de Escolas Professor João de Meira, no ano letivo 2007/2008, realizou uma coleção de postais subordinada ao tema “Relações Interpessoais”.

Esta edição foi desenvolvida em colaboração com o Projeto Trilhos no âmbito do combate ao consumo de substâncias psicoativas e contou com colaboração de diferentes disciplinas.

As fotografias utilizadas foram captadas numa câmara de cartão reciclado e reveladas manualmente pelos alunos.

Para ver toda a coleção clique aqui


Promoção do Artesanato Local (PAL)

Coleção de postais 

No âmbito do programa “Constelações – Tempos Cruzados”, a ADCL desenvolveu em 2013 o projeto “Feira da Terra – Inovar a Tradição” de onde saíram um conjunto de materiais resultantes de uma residência artística dedicada à Promoção do Artesanato Local – denominada PAL, do Vale de S. Torcato-Guimarães.

A ADCL e a convidada/artista Marta Padilha foram responsáveis pela coordenação geral da residência e a articulação dos artistas com os artesãos e a sua implementação no terreno. A equipa envolveu ainda três designers/artistas portugueses, com experiencias diversificadas, nomeadamente em contextos culturais, os quais trabalharam com artesãos de diferentes técnicas artesanais: Latoaria, bordados em linho, cestaria, linho e palhinhas.

Esta residência tinha como finalidade contribuir para a promoção e divulgação das técnicas, materiais e produtos desenvolvidos pelos artesãos do Vale de S. Torcato e a sua distinção como coletivo, com uma identidade local diferenciadora dentro do território nacional e internacional.

Esta residência apresentou os seguintes eixos de intervenção:

  1. Marketing de lugar – definição de uma identidade local refletida no coletivo dos artesãos e por sua vez na sua individualidade (definição de uma estratégia de diferenciação e criação de uma marca ou identidade coletiva subdividida em marcas próprias de cada artesão);
  2. Design de comunicação – realização de materiais gráficos que comuniquem e promovam o trabalho dos artesãos (exemplos: etiquetas, embalagens, cartões de visita, flyers);
  3. Ilustração e/ou fotografia - registo que documenta as técnicas e materiais usados por cada artesão (postais/ prints de divulgação e exposição itinerante).

Para ver toda a coleção clique aqui















A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
LAR DE INFÂNCIA E JUVENTUDE
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO

FEIRA DA TERRA
CARTA DA CIDADANIA INFANTOJUVENIL
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL
BANCO DE APOIO SOCIAL
CLDS 3G | GUIMARÃES INCLUSIVO
REDE LOCAL DE INTERVENÇÃO SOCIAL