Registo de Newsletter


facebook
Animação Cultural: Então Vamos

Projeto "Animação Cultural: Então Vamos”

O projeto de Animação Cultural “Então Vamos” nasceu de uma reflexão de um grupo de idosos ativos na comunidade e da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, que conjuntamente manifestaram a sua vontade numa proposta ao Orçamento Participativo 2013 da Câmara Municipal de Guimarães. Estes idosos revelaram a sua preocupação com o elevado número de idosos com mais de 65 anos que moram sós, com pouca retaguarda e a viver em situação de isolamento social e solidão, numa região predominantemente rural, com grande dispersão geográfica.

O projeto nasce com o propósito de criar novas dinâmicas comunitárias e sinergias, vislumbrando novos espaços de convívio e inclusão social que potencializem o envelhecimento ativo, promovendo o bem-estar e a participação ativa dos seniores em atividades culturais, sociais e comunitárias.

 

Duração

O projeto “Então Vamos” teve o seu início em outubro de 2014 e terminará a 31 de dezembro de 2017.

 

Destinatários 

O Projeto “Então Vamos” destina-se a cerca de 200 idosos que vivem sós ou em situação de isolamento social, nas freguesias do Vale de São Torcato: Aldão, Arosa, Atães, Castelões, Gonça, Gominhães, Rendufe, Selho S. Lourenço e S. Torcato.

O “Então Vamos” destina-se também, a 30 voluntários do Projeto, moradores no Vale de São Torcato, que manifestaram vontade em enriquecer os seus conhecimentos e adquirir novas competências e aptidões em Teatro, com o objetivo de criarem e partilharem os objetos artísticos com os idosos mais isolados.

 

Objetivos 

Este projeto visa combater o isolamento social e a solidão dos idosos no Vale de São Torcato e propõe-se a:

- Promover dinâmicas culturais e artísticas itinerantes de combate ao isolamento social.

- Promover atividades intergeracionais cruzando histórias e experiências que privilegiam o património pessoal (poder performativo da memória), do social e cultural (poder performativo do lugar) e comunitário (património do encontro).

- Promover a integração social e o sentido de comunidade.

- Promover o envelhecimento e a cidadania ativa.

 

Metodologia

A orientação metodológica do projeto assenta na perspetiva da construção de ações a partir das necessidades e potencialidades sentidas no terreno, através de um trabalho de pesquisa e perceção de necessidades.

Através das artes e expressões artísticas e corporais pretende-se promover o sentido de comunidade e combater o isolamento e promover a inclusão social.

 

Financiamento

O projeto “Então Vamos” é financiado pela Câmara Municipal de Guimarães.

 







A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
LAR DE INFÂNCIA E JUVENTUDE
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO

FEIRA DA TERRA
CARTA DA CIDADANIA INFANTOJUVENIL
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL
BANCO DE APOIO SOCIAL
CLDS 3G | GUIMARÃES INCLUSIVO
REDE LOCAL DE INTERVENÇÃO SOCIAL