Registo de Newsletter


facebook
Projeto Então Vamos!

O projeto “Então Vamos!” emergiu da reflexão de um conjunto de cidadãos do Centro Comunitário da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) sobre as necessidades no território do Vale de S. Torcato e é o resultado de uma candidatura ao Orçamento Participativo 2013, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães (CMG). O projeto nasce com o propósito de criar novas dinâmicas comunitárias e sinergias, vislumbrando novos espaços de convívio e inclusão social.

Na sua génese este projeto visa o combate ao isolamento social dos seniores que vivem sós ou com outro idoso (identificados pela CMG pelo programa 65+) em freguesias rurais e dispersas, através das artes performativas. Um conjunto de seniores da comunidade propuseram-se a receber formação em teatro, assumindo-se como atores voluntários, para criarem espetáculos com que surpreendem, em itinerância pelas freguesias, os mais seniores. Os múltiplos espetáculos são inspirados na cultura local e no património identitário da comunidade, desenhados em cocriação pela diretora artística e os atores voluntários, e alavancam o sentimento de pertença e o entusiasmo daqueles que criam como também dos que acolhem o projeto. Ao longo de 6 anos, partindo dos ensaios com os voluntários, da animação musical e ensaios descentralizados nas diversas freguesias, da recolha de histórias e memórias na comunidade junto dos seniores, até à criação/apresentação de objetos artísticos originais, o projeto consolidou-se e afirmou-se. Nos últimos anos alargou a sua ação com iniciativas e espetáculos por todo o concelho de Guimarães, com grande impacto junto do público e beneficiando sempre do apoio do Município de Guimarães.

 

Duração

O projeto Então Vamos! teve início em outubro de 2014 e termina a 31 de dezembro de 2020.

 

Destinatários 

Destina-se a 221 seniores das freguesias de: Aldão, Arosa, Atães, Castelões, Gonça, Gominhães, Rendufe, Selho S. Lourenço e S. Torcato (seniores com mais 65 anos, que vivem sós ou com outro idoso – identificados no âmbito do “programa 65+”); e a 20 voluntários seniores interessados em adquirir conhecimentos e aptidões em Teatro e em promover iniciativas de inclusão social através das artes performativas. O projeto “Então Vamos!” nasce na comunidade, para a comunidade.

 

Objetivos 

O Projeto Então Vamos! visa o combate ao isolamento social e à solidão dos seniores no Vale de São Torcato, a inclusão social e comunitária e um envelhecimento ativo. O projeto propõe-se a:

- Promover uma rede social ativa e relações de proximidade entre os cidadãos, a comunidade e as instituições.

- Dinamizar atividades de formação e criação artística, nas quais os seniores voluntários podem adquirir e explorar novas aptidões teatrais, novos formatos de expressão e comunicação social e corporal que visam o desenvolvimento coletivo e pessoal.

- Promover atividades intergeracionais cruzando histórias e experiências que privilegiam o património pessoal (poder performativo da memória), do social e cultural (poder performativo do lugar) e comunitário (património do encontro).

- Criar e promover espetáculos e dinâmicas culturais e artísticas itinerantes de combate ao isolamento social. 

- Promover uma cidadania ativa e a inclusão social dos seniores evocando conceitos de pertença e identidade social.

 - Aumentar a segurança, a autoestima e o bem-estar destes seniores como fatores relevantes para o desenvolvimento da vida, no plano individual e coletivo.

 

Metodologia

O projeto Então Vamos! assenta na perspetiva da construção de ações a partir das necessidades e potencialidades do território e da participação dos seniores, com recurso às artes e expressões artísticas e corporais, num processo de criação inspirado na cultura local e no património local. A participação ativa assume-se como uma marca indelével e transversal a toda a intervenção.

 

Morada/Contactos

ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais

Rua Padre Arieira, 613 – S. Torcato

4800-868 Guimarães

Telefone: 253 554 011
Email: adcl@adcl.org.pt

Redes sociais: https://www.facebook.com/redesocialadcl

Blogue: entaovamosadcl.wordpress.com

 

Financiamento

O projeto Então Vamos! é financiado pela Câmara Municipal de Guimarães, ao abrigo do RMISG – Regulamento de Apoio às Instituições de Solidariedade Social.

 



























A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL - CAR
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CAFAP - CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL - GUIMARÃES
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO
FEIRA DA TERRA
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
BANCO DE APOIO SOCIAL
POAPMC
ERASMUS + EMPOWERMENT THROUGH EMPATHY NFE
ERASMUS + UNNECESSARY-USEFUL AND AESTHETIC
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES SUL
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES NORTE
FAZER PRESENTE