Projectos cofinaciados pela EU
FEAC - Fundo Europeu de Apoio a Carenciados
A ADCL integrou, em consórcio, uma candidatura do território de Guimarães e Vizela ao POAPMC - Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, FEAC – Fundo Europeu de Apoio a Carenciados. Este programa visa a distribuição de bens alimentares a cidadãos em situação de vulnerabilidade social, sendo a ADCL a entidade mediadora responsável para o Vale de S. Torcato. O tipo de géneros alimentares a distribuir, bem como as suas respetivas quantidades foi definida pela Direção-Geral de Saúde para cinco grupos etários da população, de forma a assegurar a oferta de cabazes alimentares nutricionalmente adequados e que permitam assegurar 50% das necessidades energéticas e nutricionais dos indivíduos.
Este consórcio, coordenado pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Braga, é composto pelas seguintes entidades mediadoras: ADCL, Casa do Povo de Fermentões, Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira, Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, Centro Social Paroquial de Ronfe, Centro Social Padre Manuel Joaquim De Sousa, Fraterna, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, Patronato S. Sebastião e Santa Casa da Misericórdia de Vizela.
QUAIS OS OBJETIVOS?
- Distribuição de géneros alimentares a cidadãos e/ou as famílias que se encontrem em situação de carência económica.
O conceito de carência económica é equiparado ao conceito de carência económica aplicável no âmbito do subsistema de ação social.
QUAIS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS?
- Distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas.
- Desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à inclusão social das pessoas - mais carenciadas.
A QUEM SE DESTINA?
Cidadãos e/ou famílias em situações de vulnerabilidade social, identificados pelo técnico de acompanhamento e atendimento social das famílias (o qual pode pertencer a um organismo público ou a uma organização habilitada para o efeito).
QUAL A ABRANGÊNCIA?
102 Cidadãos em situação de carência económica das seguintes freguesias: Aldão, Arosa, Atães, Castelões, Gominhães, Gonça, Rendufe, S. Lourenço de Selho e S. Torcato do Concelho de Guimarães.
Decorrente da situação pandémica, entre junho de 2020 e maio de 2021, serão abrangidos 204 Cidadãos em situação de carência económica nas freguesias referenciadas.
ONDE SE LOCALIZA E QUAL O HORÁRIO DE ATENDIMENTO?
O programa funciona nas instalações da ADCL, sita na Rua Padre Arieira, nº 613, S. Torcato, e estende-se às instalações do Banco Apoio Social Irmandade de S. Torcato, sita na Rua Dr. Francisco Fernandes, em S. Torcato – Guimarães.
O atendimento aos cidadãos/ famílias realiza-se de: 2ª feira a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
COMO CONTACTAR?
Pessoalmente: dirigindo-se às instalações do Banco de Apoio Social, localizado na Rua Dr. Francisco Fernandes – São Torcato, 4800-876 São Torcato-Guimarães; ou às instalações da ADCL, localizadas na Rua Padre Arieira, n.º 613, 4800-868 S. Torcato – Guimarães.
Via contacto telefónico: 253 551 071/ 913 355 064 (ADCL)
Via fax: 253 551 071
Via email: adcl@adcl.org.pt
QUAL A DURAÇÃO:
36 meses, entre 1 de Fevereiro de 2020 e 31 de janeiro de 2023.