Registo de Newsletter


facebook
Erasmus +

“Empowerment through Empathy in Non-formal Education”

Enquadramento

Programa: Erasmus +

Ação-Chave: Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas

Tipo de Ação: Parcerias estratégicas para a Educação de Adultos

 

“Empowerment through Empathy in Non-formal Education” é um projeto enquadrado no programa Erasmus +, na ação-chave: Parceria para o intercâmbio de boas práticas. Este projeto transnacional envolve parceiros de quatro países diferentes – ADCL (Portugal), Ed - Consult (Dinamarca), Poleski Osrodek Sztuki (Polónia) e CIAPE (Itália).

As Parcerias Estratégicas de apoio ao intercâmbio de boas práticas têm como objetivo principal permitir que as organizações alarguem e reforcem as redes, desenvolvam a sua capacidade de operar a nível transnacional, estimulem a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.

 

Objetivos

Os objetivos do projeto são:

Objetivo geral: Promover a literacia emocional dos educadores de adultos;

Objetivo específico 1: Conceber um dispositivo de formação piloto no domínio da literacia emocional, usando metodologias da educação não formal;

Objetivo específico 2: Aplicar o dispositivo de formação piloto junto de 60 profissionais, 15 em cada país parceiro

 

Propõe-se que o foco deste projeto seja desenvolvido no âmbito da literacia emocional, direcionado aos profissionais que intervêm no âmbito da educação de adultos. Neste sentido, o projeto contempla a conceção de um pilot training course (dispositivo de formação piloto), a ser aplicado e disseminado junto de outros profissionais desta área. A razão que justifica esta opção prende-se com a necessidade, identificada por todos os parceiros, em criar abordagens inovadoras, onde a preparação emocional dos técnicos seja explorada de modo a permitir a estes profissionais um maior conhecimento de si mesmos, uma maior criatividade, o que enriquecerá notoriamente as suas práticas.

Muito embora os contextos sociais dos países parceiros envolvidos tenha as suas particularidades, todos os técnicos confrontam-se com situações que exigem deles uma capacidade de se ajustar a uma realidade em mudança, de gerir a sua frustração, de encontrar dentro de si estratégias para lidar de forma criativa e flexível com as necessidades de resposta de uma europa socialmente desafiante.

Ao questionarem formas, por vezes, mecanizadas de intervenção, os profissionais libertam espaço para reconhecer que a relação com o outro é também uma experiência de aprendizagem para si, na medida em que se confrontam com aspetos que muitas vezes evitam olhar, condicionando assim as suas respostas no âmbito da sua prática profissional.

A ADCL tem concebido e aplicado recursos pedagógicos na sua intervenção com públicos desfavorecidos e tem percebido o potencial destes materiais, tendo por isso interesse em disseminar esta metodologia. Estes recursos promovem a participação dos intervenientes que, a partir de um clima lúdico, mobilizam as suas experiências de vida, representações e emoções face a si mesmo e ao mundo, em geral, criando um espaço de identificação e relações de confiança.

O output que resultará do projeto (dispositivo de formação piloto /pilot training course) deverá incorporar as competências/experiências de cada parceiro, refletindo uma unidade que seja mais do que a soma das suas partes. Neste sentido, a incorporação das metodologias utilizadas por cada um dos diferentes parceiros, na intervenção com públicos mais vulneráveis, nomeadamente ao nível da Educação não formal, deverá ser fundida num modelo de formação que promova a literacia emocional dos próprios técnicos.

 

Duração

O projeto tem a duração de 19 meses com início a 1 de Novembro de 2018 e final previsto para 31 de Maio de 2020.

Atividades

Atividades Data de Realização (Prevista)
Gestão e Implementação do Projeto 01/11/2018 a 31/05/2020
1ª Reunião Transnacional em Portugal 30/01/2019
Atividade Formativa na Polónia Março de 2019
2ª Reunião Transnacional na Dinamarca Setembro de 2019
3ª Reunião Transnacional em Itália Abril de 2020

 

Parceria



A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
LAR DE INFÂNCIA E JUVENTUDE
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CAFAP - CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO

FEIRA DA TERRA
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
BANCO DE APOIO SOCIAL
CLDS 3G | GUIMARÃES INCLUSIVO
PROGRAMA OPERACIONAL DE APOIO A PESSOAS MAIS CARENCIADAS
REDE LOCAL DE INTERVENÇÃO SOCIAL
ERASMUS +