Registo de Newsletter


facebook
Empowerment through Empathy in Non-formal Education

Enquadramento e Objectivos

 

“Empowerment through Empathy in Non-formal Education” é um projeto enquadrado no programa Erasmus +, na ação-chave: Parceria para o intercâmbio de boas práticas. Este projeto transnacional envolve parceiros de quatro países diferentes:

ADCL (Portugal),

ed - Consult (Dinamarca),

Poleski Osrodek Sztuki (Polónia)

 CIAPE (Itália).

 

As Parcerias Estratégicas de apoio ao intercâmbio de boas práticas têm como objetivo principal permitir que as organizações alarguem e reforcem as redes, desenvolvam a sua capacidade de operar a nível transnacional, estimulem a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.

 

O Objetivo geral do projeto é promover a literacia emocional dos educadores de adultos (e outros técnicos que intervêm na área social e educativa).

 

Muito embora os contextos sociais dos países parceiros envolvidos tenham as suas particularidades, todos os técnicos confrontam-se com situações que exigem deles uma capacidade de se ajustar a uma realidade em mudança, de gerir a sua frustração, de encontrar dentro de si estratégias para lidar de forma criativa e flexível com as necessidades de resposta de uma europa socialmente desafiante.

 

Ao questionarem formas, por vezes, mecanizadas de intervenção, os profissionais libertam espaço para reconhecer que a relação com o outro é também uma experiência de aprendizagem para si, na medida em que se confrontam com aspetos que muitas vezes evitam olhar, condicionando assim as suas respostas no âmbito da sua prática profissional.

 

Atividades e Resultados

 

No âmbito das principais atividades do projeto, com duração prevista de 19 meses (início a 1 de Novembro de 2020 e final a 31 de Maio de 2020) constavam três reuniões transnacionais e um evento formativo. A primeira reunião (Janeiro de 2019) aconteceu em Portugal, a segunda (Outubro de 2019) realizou-se na Polónia e a terceira estava prevista para Abril em Itália. 

 

Em maio de 2019 realizou-se na Dinamarca uma atividade formativa “The Empathy Bootcamp” onde cada parceiro apresentou e partilhou com os restantes as boas práticas usadas com diferentes públicos-alvo.

 

O output que resultou deste intercâmbio de boas práticas, entre os quatros países parceiros, foi a elaboração do “Empathy Companion”, onde estão reunidas várias abordagens criativas, inovadoras e práticas do uso da empatia na intervenção social. Este recurso pode ser acedido em https://www.empathy-learning.eu/

 

Todos os profissionais que queiram motivar-se com este instrumento são incentivados a usar os materiais e adaptá-los às necessidades especiais dos seus grupos-alvo. A ADCL de Portugal contribuiu com um jogo criativo, a Espiral de Consciência, levando os jogadores a uma jornada profunda, onde refletem sobre aspectos existenciais e compartilham suas experiências no grupo, a ed-consult da Dinamarca usa uma metodologia baseada no Lego @ Serious Play @ para ajudar os participantes a encontrar o seu eu interior e suas aspirações, e capacitá-los a trabalhar em direção a essas aspirações. O CIAPE da Itália contribuiu com uma série de jogos, que incentivam os participantes a contar histórias e narrativas sobre seus experiências e vidas. Poleski da Polônia aplica técnicas de música, artes cênicas, teatro e voz para promover compaixão e empatia. 

 

Alterações e Situação Actual

 

Se há uma altura em que a empatia se reconhece como indispensável é precisamente neste tempo em que a humanidade atravessa um evento inédito, a pandemia provocada pelo corona vírus, com fortes efeitos para a vida de todos. O primeiro desses efeitos foi a necessidade de suspender todas as atividades que exigiam contacto presencial. Por esse motivo, algumas das atividades previstas, no âmbito deste projeto, para este período foram canceladas. Em virtude destas alterações e do cenário imprevisível que temos pela frente, foi solicitado prolongamento do projeto até 30.11.2020, não estando ainda definido quando estas atividades decorrerão, ou se serão substituídas por outras suportadas por meios digitais. 



A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL - CAR
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CAFAP - CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO

FEIRA DA TERRA
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
BANCO DE APOIO SOCIAL
CLDS 3G | GUIMARÃES INCLUSIVO
PROGRAMA OPERACIONAL DE APOIO A PESSOAS MAIS CARENCIADAS
REDE LOCAL DE INTERVENÇÃO SOCIAL
ERASMUS +