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O SAAS em tempos de Pandemia do Covid-19

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), acordo de cooperação com o ISS,IP, assinado em 18/06/2016, constitui uma das respostas sociais primordiais para dar resposta à situação de emergência, provocada pela COVID 19, designadamente ao nível do atendimento e do acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e/ou de exclusão social, bem como de emergência social.

Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19, que a ADCL, por orientação da Autoridade de Saúde Pública e do Centro Distrital de Braga do ISS,IP, tem vindo a adotar diversas medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica, que, por um lado, agravou as situações das pessoas mais carenciadas e que, por outro lado, aumentou o número de pessoas vulneráveis. 

O serviço manteve-se em funcionamento ainda que reduzindo o fluxo de utentes em presença e reduzindo o número de atendimentos presenciais ao mínimo essencial, sendo redobrado o cuidado com a higienização do espaço entre atendimentos. Estão a ser asseguradas todas as avaliações e intervenções de emergência social que ocorrem pelo funcionamento dos serviços, encaminhadas pelas diversas entidades ou sinalizadas pela comunidade. Todos os atendimentos realizados no âmbito do acompanhamento, ou seja, de cidadão e famílias já conhecidas do serviço e com acordo de intervenção em curso, são realizados, na medida do possível, recorrendo a formas alternativas de realização de contacto (telefone, videochamada, etc.) mantendo sempre disponibilidade da equipa técnica por estas mesmas vias. 

Perante o contexto atual de Pandemia, tem-se verificado um aumento significativo de agregados familiares e cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Registou-se a abertura, entre os meses de Março e Maio, de 150 novos processos, sendo que nas últimas semanas tem-se registado um aumento de sinalizações por parte de várias entidades, nomeadamente dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Guimarães, da CASFIG, Fraterna, Juntas de Freguesia, Linha Nacional de Emergência Social, PSP, Serviços Sociais da Saúde, projetos e IPSS’S da área de abrangência do SAAS. Em acompanhamento permanente, no momento, existem 258 famílias, de um total de 465 em avaliação e atendimento.

 

Em termos de respostas têm sido realizadas as seguintes atividades:

- Atendimento, Informação e Orientação tendo em conta Direitos, Deveres e Responsabilidades da Pessoa/Família;

- Acompanhamento e/ou Encaminhamento, tendo em vista a Prevenção e Resolução de Problemas Sociais;

- Informação sobre a forma de acesso a Recursos, Equipamentos e Serviços Sociais;

- Planeamento e Organização da Intervenção Social;

- Atribuição de Prestações de Caráter Eventual para colmatar situações de Emergência Social e comprovada Carência Económica;

- Contratualização no âmbito da Intervenção Social;

 

Dispondo de uma equipa técnica multidisciplinar composta por 5 técnicos superiores, o SAAS da ADCL presta serviços a pessoas e famílias residentes nas seguintes freguesias do concelho de Guimarães: Conde e Gandarela; Guardizela; Lordelo; Moreira de Cónegos; Serzedelo; Mesão Frio; Abação e Gémeos; Serzedo e Calvos; Costa; Candoso S. Tiago e Mascotelos; Infantas; Urgeses; Nespereira; Polvoreira; Tabuadelo e S. Faustino; Pinheiro; Candoso S. Martinho; Gondar; Selho S. Cristóvão; Selho S. Jorge; Silvares; Creixomil; Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil; Brito; Ronfe; Leitões, Oleiros, Figueiredo, Azurém, Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião e Fermentões.

O SAAS localiza-se nas instalações da ADCL, sita em: Loteamento de Santo André, Fração C, 4835-103 Creixomil – Guimarães. O atendimento às pessoas/ famílias realiza-se de: 2ª feira a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. O contacto poderá ser feito pessoalmente, dirigindo-se às instalações em: Loteamento de Santo André, Fração C, 4835-103 Creixomil – Guimarães; via contacto telefónico: 253 408 533 / 913 355 463 e via email: rlis@adcl.org.pt



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