Projecto "Unnecessary – useful and aesthetic. Creative approach to recycling"
Erasmus +
A ADCL integra a parceria do projecto "Unnecessary – useful and aesthetic. Creative approach to recycling", promovido pelo Poleski Osrodek Sztuki, com a duração de 24 meses, de 31.12. 2019 a 30. 12. 2021, e que tem como alicerces dois principios fundamentais: o desenvolvimento sustentável e a aprendizagem ao longo da vida.
A parceria deste projeto é constituída por 7 organizações: 3 organizações de dois países que se destacam ao nível da proteção ambiental, Áustria (DIE WIENER VOLKSHOCHSCHULEN GMBH e ARGE grenzen erzaehlen) e Suécia ( Norrköpings stadsmuseum) e organizações de países que, neste momento, procuram dar um passo significativo, no que respeita às questões ambientais, Portugal (ADCL), Itália ( CIAPE - CENTRO ITALIANO PER L’APPRENDIMENTO PERMANENTE), Croácia (Muzeji i galerije Konavala) e Polónia (Poleski Osrodek Sztuki).
A contribuição dos cidadãos para a proteção ambiental e o uso criativo e transformação de resíduos em arte, a arte-terapia e a melhoria da consciencialização ecológica dos adultos, incluindo aqueles em risco de marginalização ou vulnerabilidade (pessoas com deficiência, idosos, migrantes e refugiados), constituem o núcleo deste projeto.
O público-alvo são os educadores de adultos, visando-se, entre outros, desenvolver a cooperação e a inovação de educadores que trabalham para aumentar a consciencialização ecológica e a atividade criativa de adultos e disseminar métodos de trabalho em arte terapia entre profissionais que trabalham com pessoas de comunidades em risco de marginalização.
Como resultado (output) o projeto pretende, no âmbito do consumo sustentável, desenvolver um manual cuja temática central é "Upcycling de equipamentos elétricos e eletrónicos usados". Este manual terá como foco: aumentar a consciencialização sobre os recursos naturais disponíveis em equipamentos elétricos e eletrónicos e a necessidade do processamento adequado do lixo eletrónico.
De salientar que o desafio para integrarmos este projeto surge da ligação estabelecida com o parceiro Poleski Osrodek Sztuki durante a implementação do projeto Erasmus + “Empowerment through Empathy in Non-formal Education” do qual a ADCL é a entidade promotora.