Registo de Newsletter


facebook
Acompanhamento e Monitorização ADCL

Implementação do Projeto “Ter Ideias para Mudar o Mundo” da “Delta Cafés “, promovido pela CIM do Ave

 

A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) efetuou, pelo terceiro ano consecutivo, o acompanhamento e monitorização da implementação do Programa da “Delta Cafés”: Ter Ideias Para Mudar o Mundo (TIPMM), promovido pela CIM do Ave e pelo Centro de Formação Francisco de Holanda. 

O programa TIPMM carateriza-se pela diferenciação na oferta pedagógica, proporcionando às crianças e aos docentes a oportunidade de desenvolver, a partir de uma perspetiva metodológica, competências sociais e operativas numa dinâmica mais envolvida e participativa dos alunos e da comunidade. 

No ano letivo de 2019-2020 a implementação do programa iniciou-se a 23 de novembro de 2019, com a primeira ação de formação, na CIM do Ave, e culminou, no dia 20 de junho de 2020, com a última sessão formativa online dos docentes participantes. O Comendador Rui Nabeiro, na impossibilidade de receber o grupo presencialmente em Campo Maior, não deixou de visitar a equipa online

Na presente edição integraram o programa TIPMM quatro educadoras e três professores e um total de 130 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos de idade. Sem esquecer os múltiplos detentores de interesse envolvidos: colaboradores, divulgadores, financiadores, compradores e embaixadores dos projetos empreendedores, os quais cooperam em ciclos de trabalho e em redes de projetos.

Não obstante a nova realidade que se impôs no presente ano letivo, a equipa de acompanhamento e monitorização da ADCL, composta por Gabriela Nunes e Helga Castro, recorreu à criatividade, inovação e flexibilidade para que fosse possível concluir a presente edição. Balizada pelas diretrizes do programa TIPMM, participou em seis reuniões (três online), visitou sete salas de aula, conheceu e dialogou com sete docentes e cento e trinta crianças, recolheu informações e evidências, tratou dados e informações, elaborou grelhas de monitorização para docentes e para alunos e realizou um relatório intermédio e um relatório final.  

Ao cair da cortina de mais um ano de empreendedorismo para e com os mais jovens,  perante os desafios hodiernos que crianças e docentes enfrentam, parece-nos por demais a evidente a necessidade de reforçar programas e projetos como o “Ter Ideias para Mudar o Mundo”. 

 

“Entendo que o empreendedorismo é o caminho do futuro, num mundo cada dia mais competitivo em termos globais, e assim, a inovação será o contributo fundamental para o desenvolvimento.” Rui Nabeiro in ‘Ter ideias para mudar o mundo’



A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL - CAR
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CAFAP - CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO

FEIRA DA TERRA
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
BANCO DE APOIO SOCIAL
CLDS 3G | GUIMARÃES INCLUSIVO
PROGRAMA OPERACIONAL DE APOIO A PESSOAS MAIS CARENCIADAS
REDE LOCAL DE INTERVENÇÃO SOCIAL
ERASMUS +