Registo de Newsletter


facebook
Banco de Apoio Social - Campanha de recolha de alimentos

O Banco de Apoio Social (BAS) da ADCL - Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, do Centro Social da Irmandade de São Torcato e da Conferência Vicentina -  S. Vicente de Paulo apoia atualmente, com cabazes alimentares mensais, 76 agregados familiares, num total de cerca de 200 cidadãos do Vale de S. Torcato. 

Ao longo destes últimos meses o BAS deparou-se com um acréscimo significativo de novos pedidos de apoio, muitos dos quais de cariz urgente. 

O esforço levado a cabo para responder a todas as solicitações, numa situação pandémica que impossibilitou a realização das já habituais campanhas de recolha de alimentos em superfícies comerciais, comprometeu o stock e colocou em evidência a necessidade de efetuar ações de recolha de bens alimentares. 

Numa altura de maior fragilidade económica e social para muitas das famílias, o BAS desafiou as diferentes entidades do Vale de S. Torcato a unirem-se numa campanha de recolha de alimentos, a qual decorreu entre os dias 8 e 23 de julho de 2020. Agradecemos a todos os que contribuíram para a campanha e às diferentes entidades, nomeadamente as Juntas de Aldão, Gonça, S. Torcato, as Uniões de freguesias de Atães e Rendufe, S. Lourenço de Selho e Gominhães e de Arosa e Castelões, ao destacamento territorial da GNR e ao CRCA.  

Assente num trabalho sensível, atento e discreto, o BAS tem desenvolvido, paralelemente, esforços para levar a cabo diferentes programas que garantem o apoio regular às famílias para e com quem trabalhamos. Prosseguimos em articulação com a Conferência Vicentina, o Banco Alimentar de Braga e com o Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), recentemente reforçado pelo Instituto de Segurança Social em 100%, respondendo às situações de emergência decorrentes da situação de pandemia que atravessamos.


O BAS insere-se num quadro abrangente de intervenção social no Vale de S. Torcato, desenvolvido por diferentes detentores de interesse. A ADCL, através do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) em S. Torcato, procura responder de forma integrada e continuada a todas as situações sociais do território, em articulação com diferentes entidades públicas e privadas: a Segurança Social, a Saúde, os Agrupamentos de Escolas, a Câmara Municipal de Guimarães, as Juntas de Freguesia, as instituições sociais, etc. Garantimos apoio social aos cidadãos que vínhamos acompanhando, mas também aqueles que, surpreendidos pela situação atual, carecem de encaminhamento e respostas de apoio social. 

É objetivo da ADCL, na sua ação estruturada, continuada e em cooperação permanente, minimizar a incidência dos impactos sociais e económicos junto da comunidade do Vale de S. Torcato.



A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL - CAR
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CAFAP - CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL - GUIMARÃES
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO
FEIRA DA TERRA
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
BANCO DE APOIO SOCIAL
PROGRAMA OPERACIONAL DE APOIO A PESSOAS MAIS CARENCIADAS
ERASMUS + EMPOWERMENT THROUGH EMPATHY NFE
ERASMUS + UNNECESSARY-USEFUL AND AESTHETIC
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES SUL
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES NORTE