Registo de Newsletter


facebook
FAZER PRESENTE – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional

O projeto da ADCL FAZER PRESENTE – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional parte da identificação da problemática do isolamento e da exclusão social por parte da população sénior do Concelho de Guimarães, especialmente daqueles que vivem em zonas periféricas e rurais - isolados relativamente ao centro, no acesso a contextos de sociabilidade e atividades. Nasceu da proposta, de seniores para seniores, e do sucesso e das práticas inovadoras do projeto de criação teatral da ADCL "Então Vamos!" desenvolvida no Vale de S. Torcato com o município de Guimarães. Nesta fase de maturação a ADCL apostou em expandir e dissemina, para outros territórios do Concelho, o conhecimento e experiência adquiridos perspetivando novos desafios como: aprofundar estratégias e metodologias participativas, integrar outras faixas etárias, reforçar o conhecimento e a investigação.

O Projeto FAZER PRESENTE associa, de forma inovadora, CRIAÇÃO, FORMAÇÃO e INVESTIGAÇÃO através do diálogo inusitado entre seniores e jovens, numa dinâmica de comunicação e aprendizagens, com enriquecimento mútuo, esbatendo, deste modo, a fratura geracional e favorecendo a inclusão social.

 

Duração:

O Projeto FAZER PRESENTE – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional tem a duração de 36 meses: entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2023.

 

Destinatários:

O projeto FAZER PRESENTE – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional está concebido para 180 seniores e para a comunidade das CSIF´s da Montanha da Penha e Sul Nascente e terá como participantes diretos 40 seniores e 70 jovens alunos e ex-alunos da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho.

 

Objetivo:

O projeto FAZER PRESENTE – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional visa: promover o envelhecimento sustentado de 180 seniores das freguesias rurais e dispersas das Comissões Sociais Interfreguesia (CSIF) da Montanha da Penha e Sul Nascente, através da incorporação de vivências e perceções socialmente saudáveis, criativas e participativas, potenciadas pelo teatro e pela criação artística participada e intergeracional. Alia-se a criação, a experimentação e formação como meio de promover um envelhecimento sustentável e um novo imaginário de diálogo intergeracional.

 

Metodologia:

O projeto FAZER PRESENTE – Teatro Participativo em Diálogo propõe-se a trabalhar com dois grupos de seniores de duas CSIF´s situadas em extremos geográficos do Concelho de Guimarães a que se juntam alunos e ex-alunos do Curso de Teatro da Universidade do Minho. Neste diálogo intergeracional, pretende-se fomentar uma mudança integradora e positiva na percepção sobre o envelhecimento, a partir das ferramentas do teatro, colocando jovens e seniores em dinâmicas de partilha de diferentes olhares transformadores sobre o mundo e o quotidiano. A Prática Teatral deve:

- Ser capaz de criar diálogos e relações de alteridade entre duas gerações abrindo espaços híbridos de inclusão e convivência.

- Potenciar, através de processos expressivos, competências pessoais e relacionais, bem como capacidades de expressão e comunicação vocal e corporal, capazes de alavancar a mudança.

- Promover o património pessoal dos participantes através da valorização de narrativas de vida.

 

Entidades parceiras:

Integram o consórcio do projeto FAZER PRESENTE – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional: a Universidade do Minho (Licenciatura em Teatro e Núcleo de Investigação e Estudos Performativos), a Câmara Municipal de Guimarães, a A Oficina - Centro De Artes Mesteres Tradicionais de Guimarães Ciprl, o Instituto de Estudos Superiores de Fafe, a Rádio Universitária do Minho, a Casa da Juventude de Guimarães, o Clube Sénior Animarte com Animus, a doçaria Fernandes, a CSIF Sudoeste da Montanha da Penha, a CSIF Sul Nascente e as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia das referidas CSIF´s. 

 

Financiamento:

O Projeto FAZER PRESENTE – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação “la Caixa”, no âmbito da Iniciativa “PARTIS & Art for Change”, pela ADCL, pela Universidade do Minho e pela A Oficina – Centro de Artes Mesteres Tradicionais de Guimarães, Ciprl.

 

logo_financiamento



A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL - CAR
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CAFAP - CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL - GUIMARÃES
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO
FEIRA DA TERRA
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
BANCO DE APOIO SOCIAL
POAPMC
ERASMUS + EMPOWERMENT THROUGH EMPATHY NFE
ERASMUS + UNNECESSARY-USEFUL AND AESTHETIC
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES SUL
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES NORTE
FAZER PRESENTE