A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) estreou, no dia 17 de dezembro, um teatro de formato singular denominado: Mistério de Natal, inserido no projeto "Então Vamos!" financiado pela CMG).
Uma carrinha (cedida pela JAF – Energias renováveis, Lda) preparada para o efeito, com um cenário natalício, percorre nestes dias as ruas do Vale de S. Torcato levando cultura, harmonia e um brilho especial de casa em casa, com apoio de várias entidades e pessoas. Esta peça criada e encenada por Manuela Ferreira, que tem como atores os voluntários do projeto "Então Vamos!" António Lamelas e Maria Ludovina Silva, vence as barreiras da pandemia, mostrando que o Natal acontece quando e onde menos se espera.
Esta iniciativa protagonizada pela ADCL insere-se nas múltiplas ações culturais e sociais que esta associação tem programadas para esta época natalícia moldada pela pandemia.
Entre todas as iniciativas merece destaque o "Natal à Janela" (em parceria com a CMG, a GNR e o CSIST) que abrange os lares de idosos do concelho de Guimarães, a Exposição de Presépios na Basílica de S. Torcato (com a sua Irmandade), distribuição de cabazes de natal, entre outras.
Sinopse: Mistério de Natal
Um breve espetáculo ambulante, montado em cima de uma carrinha, viaja por S. Torcato para surpreender e presentear o público do Projeto "Então Vamos!"
Porque o Natal acontece quando e onde menos se espera.
Grupo de Atores/Voluntários: António Lamelas, António Nicolau Almeida, Camila de Macedo, Delfina Castro, Fernanda Brás, João Artur Fernandes, João Fernandes, João Miguel Carneiro, José Abreu, Mª Carmo Gomes, Mª Conceição Martins, Mª Ludovina Silva, Mª Lurdes Matos, Zulmira Nogueira
Apoio: JAF- Energias renováveis, Lda; António Salgado – carpintaria; Gomes – serralharia; confecções AJA, Irmandade de S. Torcato; CMG; António Cardoso – VivaPark, Maria Conceição Martins, João Neves e Joaquim Matos.
Apoio financeiro – Câmara Municipal de Guimarães.