Acompanhamento e monitorização da situação dos seniores no Vale de S. Torcato
Centro Comunitário e Projeto “Então Vamos!”
Adaptada às contingências atuais resultantes da pandemia a ADCL tem vindo a incrementar um conjunto de ações junto da comunidade, em particular dos seniores.
Visando monitorizar, apoiar e responder às necessidades dos seniores em maior isolamento ou desproteção social no Vale de S. Torcato, através do Centro Comunitário e do projeto “Então Vamos!”, a ADCL estabelece contactos regulares (alguns dos quais semanais) e acompanha 215 idosos do Vale de S. Torcato, identificados pelo programa 65+ da Câmara Municipal de Guimarães - CMG (idosos com mais de 65 anos que vivem em suas casas, sós, ou com outro idoso). Neste seguimento, e em articulação como Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da ADCL, o Município de CMG, os serviços de saúde, outras IPSS´s e as Juntas de Freguesia do Vale de S. Torcato, a ADCL tem garantido o encaminhamento social e a resposta às necessidades básicas identificadas. Neste contexto a ADCL tem apoiado de diferentes formas, nomeadamente a nível de: oferta de máscaras para deslocações a consultas e tratamentos médicos, acompanhamento e transporte a consultas médicas, apoio social, apoio alimentar, apoio no acesso aos serviços públicos, encaminhamento para respostas sociais, para o levantamento de compras e medicação, etc.
A ADCL tem realizado ainda um esforço para atualizar os dados e identificação dos seniores, para que ninguém seja esquecido e seja garantida a resposta necessária.
É objetivo da ADCL, na sua ação estruturada e cooperante, minimizar a incidência dos impactos sociais e económicos na comunidade.