Registo de Newsletter


facebook
ADCL | INTERVENÇÃO SOCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA

SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL (SAAS) DE S. TORCATO

 

No âmbito da sua ação nas nove freguesias do Vale de S. Torcato – Guimarães, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) de S. Torcato da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) tem como objetivo final elevar os níveis de qualidade de vida e bem-estar dos/as cidadãos/ãs, mobilizando para tal, um conjunto diversificado e amplo de recursos, entre estes, os pessoais, daqueles com os quais trabalha, e comunitários.

Num contexto pandémico em que se acentuam problemas já existentes e, emergem outros, o SAAS de S. Torcato mantém a sua atividade, em regime presencial sempre que situações de perigo ou emergência social o impliquem e, à distância, visando a monitorização de indicadores de risco de todas as situações que mantêm acompanhamento por este serviço.

Por imposição das normas que integram o regime de confinamento atual, embora não integrando a relação humana direta que caracteriza, também, a especificidade da sua ação, o SAAS de S. Torcato tem procurado garantir que neste contexto tão particular os cidadãos/ãs mantenham padrões dignos de condições de vida, procurando adaptar-se, igualmente, aos próprios desafios que a situação pandémica suscita.

Entre estes desafios destacam-se: 1) A garantia no acesso a bens básicos, em particular daqueles que se deparam com uma redução abrupta e inesperada de rendimentos, ou aqueles que, tendo as suas crianças a cargo por períodos maiores de tempo têm maiores necessidades, sobretudo de ordem alimentar e de acesso a meios de comunicação; 2) A garantia do acesso à habitação, onde os elevados encargos com o arrendamento surgem enquanto um dos principais problemas enfrentados pelas famílias; 3) A garantia do direito à assistência devida. Neste campo de atuação, num contexto onde se exige uma restrição de contactos, quando desde sempre é missão do SAAS o reforço de laços e a construção de territórios coesos e solidários, tal emerge como repto particular. Tem sido, de facto, preocupação do SAAS de S. Torcato, evitar que a pandemia sirva de mote para reforçar a fragilidade das redes, muitas vezes já previamente existente, mobilizando recursos comunitários e familiares para que não se acentuem ou agudizem situações de isolamento social. 4) A prevenção ao nível da deterioração de quadros de saúde mental. Num contexto que, pelas circunstâncias, a saúde mental dos cidadãos/ãs se assume mais vulnerável tem igualmente expressão no âmbito da intervenção do SAAS de S. Torcato uma vertente preventiva, como já referenciado, assumida pela monitorização do bem estar de cidadãos/ãs, sobretudo daqueles com diagnósticos de problemas de saúde mental, procurando-se o reforço de fatores protetores, entre outros, através do suporte psico emocional assumido com alguma regularidade.

O SAAS de S. Torcato mantém, assim, os seus serviços ao dispor da comunidade em regime mais presente e atento junto dos/as cidadãos/ãs, na procura de soluções conjuntas para a reversão das suas situações de desigualdade social e na promoção de condições facilitadoras da sua resiliência.



A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL - CAR
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CAFAP - CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL - GUIMARÃES
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO
FEIRA DA TERRA
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
BANCO DE APOIO SOCIAL
POAPMC
ERASMUS + EMPOWERMENT THROUGH EMPATHY NFE
ERASMUS + UNNECESSARY-USEFUL AND AESTHETIC
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES SUL
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES NORTE
FAZER PRESENTE