Para assinalar as comemorações do 25 de abril, a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais - ADCL leva a efeito de 22 de abril a 6 de maio, a Exposição Memórias de Abril “Discos na Luta”.
“Discos na Luta” trata-se de uma mostra de capas de discos de vinil da coleção particular de Hugo Castro. Deste conjunto de discos dá-se particular atenção à produção musical e discográfica de um grupo de músicos, cantores e poetas integrados no movimento da canção de protesto durante as décadas de 1960 e 1970. Esta mostra tem como objetivo focar a importância da produção discográfica e a utilização da música enquanto forma de resistência, combate e contestação contra o regime ditatorial do Estado Novo. Deste período fazem parte alguns discos de “baladas e trovas” de José Afonso e de Adriano Correia de Oliveira, discos publicados pela editora Orfeu e Zip-Zip - criada após o sucesso do programa de televisão com o mesmo nome - assim como alguns discos gravados e publicados em França, com intervenção direta de músicos que se encontravam no exílio, tais como Luís Cília, José Mário Branco, Sérgio Godinho e Tino Flores.
Tendo em conta o período pós-golpe militar do 25 de Abril de 1974, dá-se particular destaque ao papel que a canção de intervenção teve ao longo da Revolução dos Cravos, com um conjunto de discos que contêm um conjunto de “hinos revolucionários” e canções de caráter político-partidário, gravados por vários cantores e grupos musicais, tais como o Grupo de Acção Cultural - Vozes na Luta, Fernando Tordo, Luísa Basto, Fausto Bordalo Dias, entre outros.
Nota biográfica:
Hugo Castro é doutorado em Ciências Musicais - especialidade em Etnomusicologia - pela Universidade Nova de Lisboa e é investigador do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md). Os seus principais interesses de investigação abrangem a relação entre práticas musicais e a atividade política, a canção de protesto / canção de intervenção e indústria discográfica. É membro do Conselho Executivo do Observatório da Canção de Protesto, membro da direção da Associação José Afonso e curador do Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco - Música e Liberdade.