Registo de Newsletter


facebook
FEIRA DA TERRA | A ADCL assinala a Feira da Terra.

A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL), enquanto entidade organizadora da Feira da Terra, entendeu não realizar a XXVI edição em 2021, por não estarem reunidas as condições necessárias à organização nos moldes habituais e com a qualidade que lhe é reconhecida. As preocupações com o perigo de contágio pelo SARS-CoV2, o risco que pode constituir a implementação de um evento como a Feira da Terra e as restrições sanitárias instigadas pela pandemia Covid-19, levaram a Direção da ADCL, em linha com as orientações governamentais e da Direção Geral de Saúde - DGS, a suprimir a realização do certame.

 Porém, e em linha com o sucedido em 2020, a ADCL irá assinalar a data e o certame com um conjunto de iniciativas que divulgam e valorizam os produtos locais e a região. A mensagem foca-se na essencialidade da cultura tradicional local, presente na Feira da Terra, nas suas múltiplas dimensões: agricultura, artesanato, gastronomia e animação, valorizando-a e promovendo-a, e estará presente nas diferentes iniciativas comemorativas, nomeadamente:

- Sessão Comemorativa da Feira da Terra, 9 de julho, pelas 21h30, no Terreiro da Irmandade de S. Torcato.

 - Exposição de imagens evocativas da Feira da Terra, em espaços de utilização pública, ao ar livre, no Terreiro da Irmandade de S. Torcato, de 8 a 18 de julho, e na Cidade de Guimarães, de 19 a 31 de julho. Esta exposição será relativa à Feira da Terra produtos e expositores e completará uma coletânea de informação e imagens que valorizam, mais que o evento, a região, a cultura local e as suas tradições.

- Apresentação e divulgação de vídeos de mostras de artes e artífices /expositores do evento assentes na arte, história e memória dos expositores, de caráter promocional e artístico. Poético e ilustrativo da cultura e das tradições desta comunidade, e partindo da visão da terra por Miguel Torga, os vídeos valorizam as “coisas” que o “Homem”, em sentido genérico, cria. O foco são os produtos e a celebração da terra. A partir dos quais se promove os ofícios/artes, a cultura local e toda a comunidade.

Para conciliar imagens e texto, e na impossibilidade de envolver todos os que constituem a Feira da Terra, foram convidados para a recolha de imagens (vídeo e exposição) um grupo restrito de pessoas que representam/simbolizam alegoricamente a todos os outros: agricultores/artesãos/restaurantes/músicos.

- Edição e apresentação da Revista da Feira da Terra e seus Expositores, (impressa e em Ebook) com informação sobre os expositores da Feira da Terra dos seus produtos, serviços e contactos, mas também, com o percurso da Feira da Terra. Este recurso digital será para divulgação nas diferentes plataformas digitais, promovendo o acesso aos expositores e aos produtores potenciando, assim, a venda direta dos produtos, numa altura tão complicada da economia nacional e local.

A ADCL ambiciona que, em 2022, se encontrem ultrapassadas as adversidades de saúde pública que enfrentamos e estejam reunidas as condições necessárias à realização presencial da XXVI Feira da Terra.

FlipBook

Feira da Terra, site da ADCL

Vídeo alusivo à Feira da Terra (2020)

 



A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL - CAR
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CAFAP - CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL - GUIMARÃES
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO
FEIRA DA TERRA
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
BANCO DE APOIO SOCIAL
POAPMC
ERASMUS + EMPOWERMENT THROUGH EMPATHY NFE
ERASMUS + UNNECESSARY-USEFUL AND AESTHETIC
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES SUL
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES NORTE
FAZER PRESENTE