Registo de Newsletter


facebook
Evento Performance | Fazer Presente & Então Vamos

No passado dia 29 de julho, os participantes dos Projetos Fazer Presente – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional (financiado pela Gulbenkian e pela Fundação "la Caixa", no âmbito da terceira edição da iniciativa PARTIS & ART FOR CHANGE) e do projeto Então Vamos! (financiado pela Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do Regulamento Municipal de apoio às Instituições de Solidariedade Social de Guimarães) juntaram-se, pela primeira vez, num evento-performance que teve lugar em Guardizela, no espaço público junto à igreja e na Casa do Castelo do Centro Social de Guardizela.

Neste encontro, os atores do Então Vamos! revisitaram algumas cenas do 2º episódio da Radionovela, trazendo de novo à cena personagens e enredos que marcaram o percurso do grupo. Neste “restaging” do casamento de Antoine e Amélia, o projeto viajou e foi acolhido noutro território do concelho de Guimarães (Guardizela) para se dar a conhecer e inaugurar a relação com o Projeto Fazer Presente, numa troca que se pretende próxima e cúmplice. Após a alegada saída da igreja, os “noivos” e “convidados” seguiram até à Casa do Castelo onde se realizou a “boda”. Seguiu-se o exercício teatral - “Um Auto-retrato”, protagonizado pelos participantes do projeto Fazer Presente, colocando jovens e seniores em dinâmica partilha sobre as suas histórias e seus modos de existir, que nasceu de um processo de escrita colaborativo e experimentação cénica. Depois de terem seguido um processo de criação semelhante – escrita autobiográfica, exploração de partitura sonora e coreográfica, os grupos dos dois territórios juntam-se para a montagem e apresentação final, num palco vegetal, uma jovem floresta de carvalhos.

Perante um conjunto de espectadores atentos (os atores/voluntários do projeto Então Vamos!), o espetáculo tornou-se assim uma reunião de amigos, de cúmplices, materializando a sensação de comunidade que nasce da escuta dos outros pares – falando das suas coisas, mostrando as suas recordações e mostrando-se a si mesmos.

Aqui o teatro apresenta-se como o veículo para o encontro entre as pessoas, ao serviço do questionamento sobre as vidas humanas, proporcionando a emergência de imaginários criativos onde mudanças positivas no PRESENTE sejam equacionadas. Já ao anoitecer os jovens ex-alunos do Curso de Teatro da Universidade do Minho surpreenderam os presentes com um pequeno concerto, seguindo-se nova atuação do Grupo de Cavaquinhos de Guardizela.

A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, entidade promotora dos dois projetos, agradece a todos aqueles que contribuíram para a realização deste evento performance, e o apoio especial da Junta de Freguesia de Guardizela, da União de Freguesias de Abação/Gémeos, do Centro Social de Guardizela, da Tasca do Carneiro, do VivaPark e de todo o elenco de atores. Um bem-haja a todos!























A INSTITUIÇÃO RESPOSTAS SOCIAIS / SERVIÇOS EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO PROJECTOS
SOBRE NÓS
MECENAS
CORPOS SOCIAIS
A NOSSA EQUIPA
ORGANOGRAMA
EDIÇÕES
PARCERIAS
COMO APOIAR A ADCL
CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL - CAR
CENTROS DE ATIVIDADES NOS TEMPOS LIVRES
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
CENTRO COMUNITÁRIO
APARTAMENTO PARA A AUTONOMIA DE VIDA
CAFAP - CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL
SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL - GUIMARÃES
CENTRO DE EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO
CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO
FEIRA DA TERRA
ANIMAÇÃO CULTURAL: ENTÃO VAMOS
BANCO DE APOIO SOCIAL
POAPMC
ERASMUS + EMPOWERMENT THROUGH EMPATHY NFE
ERASMUS + UNNECESSARY-USEFUL AND AESTHETIC
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES SUL
CLDS 4G - ESTAÇÃO GUIMARÃES NORTE
FAZER PRESENTE